A FARINHA DE MARACUJÁ: COMO FAZER EM CASA!

Farinha de maracujá contem fibras que ajuda controlar o colesterol e o diabetes.

Duas colheres de sopa da farinha contêm 74% das fibras que devemos consumir ao dia.

A farinha feita com o maracujá é rica em fibras, por conter a pectina também melhora a função intestinal, ajudando o organismo a liberar substâncias tóxicas. A pectina (parte branca da casca do maracujá) se transforma em um gel ao chegar no estômago e isso promove a sensação de saciedade. Esse gel, por sua vez, também atrapalha a absorção de gorduras e carboidratos, reduzindo a absorção desses nutrientes. 

A farinha do maracujá auxilia na perda de peso e no controle da diabetes, mas atenção, a farinha não faz isso sozinha, como todos os outros alimentos que auxiliam a perda de peso, ela precisa estar associada a uma dieta balanceada e a mudanças no estilo de vida.

A Farinha de Maracujá Caseira é excelente em fibras e nutritiva para a saúde.

Abaixo siga o passo-a-passo:

01 – Selecione 8 maracujás firmes e sem rugas. 

02- Coloque 8 maracujás de molho por 20 minutos em 2 litro de água com 1 copo (americana) de vinagre de maçã ou limão;

03 – Depois, lave em água corrente e retire as polpas.

04 – Reserve a polpa da fruta para outras preparações como sucos.

05 – Separe a parte branca da casca, corte-a em tiras e leve ao forno médio por meia hora. 

06 – Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha;

07 – Peneire e guarde em um recipiente com tampa e consuma em até 3 meses.

A farinha de maracujá pode ser usada em receitas e consumida com frutas e outros alimento. 

A farinha de maracujá pode ser encontrada em cápsulas ou em sua forma natural, podendo ser utilizada no preparo de pães, bolos, panquecas, omelete, adicionada à comida, diluída em água, enfim do jeito que você preferir, basta usar a criatividade!

Quantidade recomendada de farinha de maracujá: O recomendado é consumir entre 1 e 2 colheres de sopa dessa farinha nas principais refeições, como almoço e jantar.

Fonte: Tabela do estudo “Valor Nutricional de Partes Convencionais e Não Convencionais de Frutas e Hortaliças” da UNESP

Farinha de maracujá é rica na fibra pectina, que reduz a absorção de alguns nutrientes e traz saciedade. Uma das maiores características da casca de maracujá é a maior quantidade de fibras. Ela chega a ter 10 vezes mais esse nutriente do que o suco feito com a polpa. Esse resultado é incrível, pois ele proporciona a principal fibra é a pectina, que se transforma em um gel no estômago e traz diversos benefícios à saúde.

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O Quiabo: Alternativa Natural para Quem tem Diabetes!

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Forte Abraço e até o próximo artigo!

 

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