13 Benefícios do Exercício Físico para a Saúde

Algumas razões para a prática de Exercícios Físicos incluem: O Reforço da musculatura e do sistema Cardiovascular

 Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (doenças cardíacas) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.  Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. 

 

Um estilo de vida ativo, incluindo uma prática regular de exercício físico, juntamente com alimentação saudável, permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo frequentemente salientados benefícios físicos e psicológicos associados à prática de exercício físico. 

Veja abaixo os 13 Benefícios de Exercício Físico

1. AJUDA NA PERDA DE PESO; funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso.

2. REGULA O SONO; a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse.

3. INIBE OS RESFRIADOS; a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico.

4. PREVINE A DIABETES; Diabetes: prática de exercícios físicos ajuda no tratamento da doença por exemplo atividades aeróbicas como corrida, natação e ciclismo, fortalecimento muscular e treinos de flexibilidade e equilíbrio beneficiam os pacientes, pois, contribui para regular a produção de insulina.

5. REDUZ O COLESTEROL RUIM (LDL); Os exercícios físicos protegem o coração, enrijecem os músculos, aumentam o condicionamento e ajudam no controle do colesterol, diminuindo os níveis de LDL e proporcionando o aumento do HDL – o colesterol bom. 

6. DIMINUI OS RISCOS DE CÂNCER DE MAMA; os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado ao câncer de mama.

7. COMBATE A OSTEOPOROSE; fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo.

8. CONTROLA A HIPERTENSÃO;  libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

9. AUMENTA A LIBIDO; melhora a autoestima aumentando a libido e a performance sexual, pois, melhora o condicionamento físico.

10. AJUDA A SAIR DA DEPRESSÃO; A atividade física ajuda as pessoas a se sentirem melhor, com reflexo na melhoria do humor e estado reduzido de traço de ansiedade.

11. AMOR PRÓPRIO E DISPOSIÇÃO; Também pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor acerca de si mesmas através da melhoria de auto percepções corporais, e pode melhorar a autoestima, especialmente naqueles com baixa.

12. MELHORIA NO CORAÇÃO: Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao stress. Reduz doenças cardíacas (angina, enfarto, arritmias, insuficiência etc). Reduz fatores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.

13. MELHORIA  NA CAPACIDADE PULMONAR: A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigenio pelos pulmões. Além de a respiração ficar mais eficiente. pois, a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico.

Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois, a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

 

Espero ter te inspirado a pelo menos fazer uma caminhada!

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Um abração e até a próxima!

 

Fonte:

 http://www.uniaosaude.com.br

http://www.livescience.com

http://saudeprospera.com.br

http://globoesporte.globo.com

http://www.sbh.org.br

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